Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

A eficiência do poder paralelo

Publicado por Carlos Alberto Leite
há 8 anos

E o poder paralelo mostra aos governantes do RN como manter a (des) ordem no Estado. Os atos de violência perpetrados pelos criminosos, desmoralizam a classe política potiguar ao mesmo tempo que evidencia a inércia incompetente deste e de todos os outros governos estaduais anteriores. Com pulso firme, articulam ataques na capital e no interior, dando uma lição de gestão e gerenciamento de verbas, de organização de tarefas e de união de propósitos, o principal deles (o propósito), mostrar ao governo quem é que manda.

Em uma perfunctória e superficial análise dos fatos constata-se a absoluta competência e eficiência do crime organizado na arrecadação e gerenciamento do dinheiro adquirido com o tráfico, mais do que isso, ensina aos governantes como gerir verbas sem desviar um centavo do seu destino final (afinal, quando se desvia, a punição é certa).

Agora, com o Estado sob o domínio do crime, estará instaurado o caos, roubos e assaltos se expandirão, levando terror às antigas cidades pacatas, cujos únicos delitos que se ouvia falar eram de furto de galinha, “para comer com cachaça na semana santa”. Com o tráfico de drogas alastrado e expandido pelo interior, fomentado pelo uso descontrolado de bebidas alcoólicas vendidas livremente sem qualquer fiscalização (até para menores de idade), estará o Estado Democrático de Direito desmoralizado e impotente, e aí o governador terá que fazer como fez o governo de São Paulo em 2.006, pedir clemência aos chefes do crime para restabelecer a paz.

Mas há uma luz no fim do túnel, logo virá um candidato com a mesma falácia mentirosa de sempre, descaradamente, dirá que o culpado é o governador que não teve competência para combater o crime, e o povão, habituado a acreditar nas reiteradas mentiras cairão na sua lábia, eleito, sua excelência repetirá o mesmo ritual covarde repetido há décadas por seus antecessores. Em suma, o fato é que, de 04 em 04 anos, promessas falsas, mentiras descaradas e inescrupulosidade, obrigaram a população a ficar, à mercê da criminalidade, mais do que isso, num verdadeiro fogo cruzado, pois se não forem usurpados pelo Estado de Direito, serão violentados pelo estado paralelo, ambos ávidos por dinheiro.

Fonte: Uol

  • Publicações41
  • Seguidores41
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações947
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-eficiencia-do-poder-paralelo/368861140

11 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Bom dia meus amigos Jusnavigandi. Ontem fiquei abismado, não com as barbáries promovidas pelos bandidos que estão dominando esse Estado RN (SINDICATO DO CRIME e PCC - e o CV está começando a dar seus recados), mas com a cara de pau e desfaçatez da deputada Márcia Maia. Ela inseriu uma entrevista num desses programas feitos para encurralar esse povo coronelizado do RN, promovido pela ASSEMBLEIA LEG, na qual afirmou que vem lutando para combater a criminalidade no RN. Como assim, cara pálida? Porque, até onde eu saiba, o crime é organizado porque anda de mãos dadas com alguns políticos e grandes empresários. Até onde eu saiba, as famílias ALVES e MAIA dominam esse Estado há décadas, sempre envoltas em escândalos, como foi o caso da ex-governadora Vima de Faria (mãe da deputada), que, quando no seu mandato último, sofreu acusação de um esquema supostamente criminoso para a instalação do sistema de inspeção de automóveis, que geraria um lucro em torno de 1 bilhão de reais, cujo pátio hoje está abandoado próximo à rodoviária de Natal; como foi o caso da Operação Sanguessuga, onde se envolveram diversos políticos de diversos partidos do RN, como foi o caso dos escândalos envolvendo as construtoras e o antes prefeito de Natal (hoje prefeito novamente); como foi o caso recente da Operação Lavajato, que está envolvendo os nomes dos MAIA (ou seria ""MAIAS""?) Agripino Senador, seu filho Deputado Felipe Mais (empreiteira OAS); e finalmente (e/ou não) a queda do Ministro Henrique Alves; entre outros inúmeros escândalos. Se houvesse algum comprometimento, o crime não teria chegado a esse extremo, pois, na época do grande DELEGADO MAURÍLIO PINTO DE MEDEIROS (que nos faz muita falta) os bandidos eram presos (hoje estão soltos e fazendo e acontecendo). Espera-se que não seja mais um caso de falácia de governador, e que os bandidos sejam colocados no seu devido lugar: CADEIA ou COVA. continuar lendo

Desmoralizam, principalmente, o Executivo Federal pois que ele é o responsável para combater os crimes interestaduais e internacionais como tráfico de drogas e armas, os estados estão padecendo com o crime organizado solto no país por culpa do descaso do Executivo federal que não reprime o crime lá na entrada. continuar lendo

Os brasileiros detestam mudanças, no entanto é a única coisa que traz progresso. Sabendo disso é que os mesmos candidatos se reelegem a cada nova eleição se perpetuando no poder, usando como degrau para sua ascensão a ignorância alheia, mas fazer o quê? Estamos sempre livres para mudar de ideia e escolher um futuro ou um passado diferente, porém pensar e agir para fazermos diferentes, dá mais trabalho do que ficar silente aos acontecimentos que nos cercam. Assim, concluímos que o brasileiro é um ser que raramente aceita o que é...conformado!!! continuar lendo

falou e disse: eu ainda diria mais: 'conformado e corrupto", pois o político é o legítimo representante do povo. Todo poder emana do povo e em seu nome será exercido. No dia de São Nunca, teremos um povo honesto que, por sua vez, terá um político honesto lhe representando. continuar lendo

A eficiência do poder paralelo - Muito interessante o ponto de vista.
As ações dos entes estatais, independente da esfera – União, Estados, DF e municípios, frente à criminalidade, tangem (ou pelo menos é o que querem que a massa saiba) à atuação de repressão (das policias ostensivas e de preservação da ordem pública) em sua maioria. As ações de repressão aos eventos crimes, “no fronte”, são importantíssimas já que são um dos últimos recursos do Estado para conter conduta legalmente reprovável do administrado (última hipótese de controle social). Porém há que ter em mente que outros atores são tão importantes quanto estes, sejam a Polícia Judiciária (qual a percentagem de crimes “solucionados”?), o Poder Judiciário (criminosos são, de fato, presos?) e até aqueles que cuidam de Assuntos Penitenciários (criminosos permaneceram, de fato, presos?). Olhando por esse lado percebemos que não podemos focar em uma engrenagem única e simples, mas em todo um sistema complexo e interligado, para que só assim o relógio venha a funcionam como desejamos. Tais atores são orquestrados pelos estados e seus administradores - ou deveriam ser!
Há que ser trazido à baila também, de maneira muito mais abrangente, a Formação do Criminoso. Ora, não se pode conseguir limpar um rio poluído apenas retirando resíduos sem que haja contenção efetiva (ou pelo mesmo tentada) da contaminação de seus efluentes! Há que ser considerada a formação do cidadão. Será que temos em nosso país cidadãos responsáveis e honrados; civilizados e honestos; sabedores de seus deveres (mais que seus direitos) e que saibam realmente o significado da palavra RESPEITO? Afinal uma conduta desabonadora não socialmente reprimida pode gerar outras de caráter reprovável pela sociedade até que gere, por conseqüência, ações criminosas. Tese defendida na famigerada “teoria das janelas quebras”. Há que se fazer uma avaliação fria e meticulosa da realidade sócio-cultural do povo brasileiro.
Daí eu pergunto: De quem é a culpa desse caos (pra não usar um termo chulo)? Hobbes responde: do Leviatã! Ora, onde estão as “instituições que controlam e administram uma nação”. Tenho comigo que só se muda a cultura de um povo pela educação. Como não podemos ver ações tomadas nos últimos 20 anos para que esse povo sofra menos e tenha mais honra e dignidade; e ainda não vemos ações que poderiam estar sendo tomadas agora em prol de uma sociedade melhor no futuro; concluo que: ou não há interesse em melhorar ou o interesse é de piorar.
Parafraseando Luther King: “o que me estarrece é o silêncio dos bons”! Ora, e pra onde as coisas caminham? Quando passo a refletir sobre tais fatos percebo que ou nosso futuro é incerto e não sabido, ou não temos futuro nenhum, afinal desordem gera desordem, num país em que sua flâmula traz a frase (antagônica e até hipócrita): Ordem e Progresso.
PS.: “fazer como fez o governo de São Paulo em 2.006, pedir clemência aos chefes do crime para restabelecer a paz” – Fato irrefutável devidamente comprovado, falácia ou Lenda Urbana? Acho pouco possível de ter ocorrido exatamente como foi noticiado (Pela mídia tendenciosa a qualquer lado ou ao lado que ganhe). continuar lendo

E quem são os 'bons'??? continuar lendo